O que é o Coaching?
Coaching é um processo que produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada. O processo de coaching apoia a identificação de sonhos e metas utilizando seus recursos internos e externos.
Portanto, o processo de coaching realiza mudanças internas e duradouras. Ele modifica suas bases e suas crenças. Tem por objetivo fazer você ser independente. Como faz ajustes internos, você vai sair auto suficiente do processo, dando continuidade aos seus objetivos mesmo depois do processo terminar.


Como o coaching pode te ajudar?
O objetivo do processo de coaching é fazer você atingir os seus objetivos. Se você ainda não tem certeza de quais são os seus objetivos, o coach deverá aplicar ferramentas para ajudar você a se descobrir e também a descobrir o que você mais deseja, por exemplo Devolutiva do Perfil Comportamental. O coach fornece suporte para que você se aprimore, se transforme e evolua. Assim como, auxilia você a seguir na direção certa para seu estado desejado.


O coach aplica técnicas, ferramentas e perguntas poderosas para mobilizar você a entrar em ação para atingir suas metas e acelerar os resultados.
O processo de coaching tem por objetivo ajudar o indivíduo no seu autoconhecimento e na motivação para a realização de tarefas que o levarão até o seu estado desejado. Ou seja, é a própria pessoa atendida (coachee) que irá definir o seu planejamento, com a ajuda do coach (profissional que aplica o processo), diferente de um treinamento.


Além disso, é preciso compreender que a metodologia do coaching é focada em ações para o futuro (próximo ou longe) e não trabalha o passado ou o inconsciente, como na psicoterapia.

Diferenças em entre

Coaching x Mentoria x Terapia
O coach não diz o que você tem que fazer, mas te ajuda a se conhecer melhor e organizar cenários, de forma a auxiliar o processo de tomada de decisão em diversas situações. No coaching você será auxiliado a planejar, estabelecer metas, e prazos em busca de objetivos e resultados desejados. Você sairá do estado atual para o estado desejado, entrará num processo de evolução contínua.

Já a mentoria a condução é feita por um especialista em determinada área que dará instruções, dentro de sua experiência, visando crescimento na área de foco.

Neste processo não é estabelecido prazos, pois a condução é feita conforme a evolução da pessoa que contrata o serviço.

A terapia, por exemplo, procura dar foco no passado do cliente. Já consultores e conselheiros costumam dizer o que deve ou não ser feito pelo cliente. O coach jamais diz ao coachee o que deve ser feito. Ele apoia o cliente a descobrir suas próprias soluções, sempre focando no presente e no futuro.

Um importante ponto de destaque é que fazer sessões de coaching não irá resolver questões existenciais, traumas emocionais fortes e disfunções psicológicas. Se você está com estes problemas, procure um profissional adequado para a sua dificuldade. Coaching não é indicado para resolver estas questões.